Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da homocisteína como fator de risco coronariano em duzentos pacientes

Processo: 98/03167-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1998
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Palandri Chagas
Beneficiário:José Rocha Faria Neto
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aterosclerose | Coronariopatia | Homocisteina | Risco Cardiovascular

Resumo

A homocisteína é um amino-ácido sulfidrílico formado no metabolismo da metionina. Elevação leve a moderada do nível plasmático da homocisteína encontra-se relacionada com doença cardiovascular em diversos estudos realizados. Não dispomos até o momento de dados sobre o papel da homocisteína como fator de risco coronariano na população brasileira. Neste estudo serão avaliados 200 pacientes submetidos à cinecoronariografia no InCor. Serão comparados os níveis de homocisteína nos pacientes com e sem coronariopatia demonstrada angiogaficamente, considerando-se elevados os níveis acima do 90º percentil dos valores dos pacientes sem doença. Avaliaremos ainda, no sub-grupo com coronariopatia, a correlação do nível de homocisteína e a gravidade da coronariopatia, através do número de vasos acometidos e complexidade das lesões. Através de regressão logística, será analisado o papel da homocisteína como fator de risco independente para doença aterosclerótica coronariana nesta população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
J.R. FARIA-NETO; A.C.P. CHAGAS; S.P. BYDLOWSKI; P.A. LEMOS NETO; D.A. CHAMONE; J.A.F. RAMIREZ; P.L. DA LUZ. Hyperhomocystinemia in patients with coronary artery disease. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 39, n. 4, p. 455-463, . (98/03167-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.