Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de seguimento de usuários de crack: a situação dos pacientes após cinco anos

Processo: 99/05016-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1999
Vigência (Término): 30 de novembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Ronaldo Laranjeira
Beneficiário:Marcelo Ribeiro de Araújo
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Usuários de drogas   Cocaína crack   Mortalidade   Administração dos cuidados ao paciente

Resumo

O presente estudo resulta de um seguimento anterior de dois anos com 138 pacientes internados na enfermaria de Álcool e Drogas do Hospital Geral de Taipas (SP/SP). Observou-se uma taxa de mortalidade de 10%, achado significativamente maior se comparado à literatura internacional. O objetivo do estudo atual é investigar a mortalidade e outros desfechos clínicos, tais como recaída, contato com o sistema judicial e serviços de atendimento. Uma entrevista estruturada foi formulada e testada para ser usada nesses pacientes. O contato com os pacientes já foi restabelecida em 1998 e as entrevistas programadas para esse ano, no espaço físico do UNIAD ou na residência dos mesmos. Os óbitos também serão levantados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELO RIBEIRO; JOHN DUNN; RICARDO SESSO; ANDRÉA COSTA DIAS; RONALDO LARANJEIRA. Causes of death among crack cocaine users. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, n. 3, p. 196-202, Set. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.