Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de formulações tópicas com associações de antioxidantes: avaliação da estabilidade física e química das formulações e da antioxidante "in vivo"

Processo: 01/11976-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2001
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Maria José Vieira Fonseca
Beneficiário:Valéria Maria Di Mambro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

A exposição da pele à irradiação ultravioleta e visível, substâncias pró-oxidantes, infecções e radiação ionizante pode levar ao aparecimento de espécies reativas de oxigênio. Esses oxidantes podem causar câncer, envelhecimento precoce e outras dermatoses. O sistema de defesa antioxidante da pele é composto por dois grupos principais, os antioxidantes enzimáticos e os de baixo peso molecular. Entre as enzimas antioxidantes, a superóxido dismutase mostrou ser a de maior importância para o sistema de defesa celular. Esta enzima age nos processos inflamatórios catalisando a dismutação do íon superóxido, impedindo o estresse oxidativo nos tecidos. Porém, a aplicação de um único antioxidante pode levar ao consumo dos demais resultando em um efeito pró-oxidante. A combinação de antioxidantes mostrou ser mais efetiva do que a aplicação de um único composto. Uma formulação contendo mais de um antioxidante poderia melhorar o mecanismo de defesa da pele contra o estresse oxidativo, tanto pela ação sinérgica, quanto pela diferença na penetração, protegendo assim camadas mais profundas da pele. Tendo em vista o crescente uso de antioxidantes em formulações tópicas, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a ação tópica de formulações contendo diferentes concentrações de superóxido dismutase e associações desta enzima com compostos que inibem a peroxidação de lipídios, como a-tocoferol, um antioxidante de baixo peso molecular, e flavonóides (quercetina e glabridina). (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.