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Avaliação do conceito de número em crianças: um procedimento baseado no paradigma de equivalência de estímulos

Processo: 92/01669-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1992
Vigência (Término): 31 de outubro de 1993
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Paulo Sergio Teixeira do Prado
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Conceitos (lógica)   Desenvolvimento infantil   Crianças

Resumo

O objetivo do trabalho apresentado no projeto é a elaboração de um procedimento visando avaliar o conceito de número nas crianças. Serão sujeitos da pesquisa, alunos da pré-escola e da primeira sério do primeiro grau. Tendo seus fundamentos na moderna pesquisa comportamental sobre equivalência de estímulos, o procedimento permitirá, por um lado, verificar se e quais são os elementos que faltam no repertório dos sujeitos para completar a rede de relações que formam a base do conceito de número. Por outro lado, indicará quais as relações que precisam ser treinadas para que se forme tal conceito. Essas características conferem ao procedimento um caráter instrumental com possibilidades de utilização por professores para fins de diagnóstico educacional. Será utilizado um micro-computador PC-XT. Os estímulos visuais serão apresentados na tela do aparelho e os auditivos serão fornecidos oralmente pelo experimentador. O registro das respostas será feito pelo experimentador a partir de entradas efetuadas através do teclado. (AU)