Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um software para reconciliação de processos químicos e petroquímicos

Processo: 01/12544-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Agremis Guinho Barbosa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14384-3 - Integração de processos químicos contínuos em tempo real, AP.TEM
Assunto(s):Softwares   Processos contínuos   Lei de conservação

Resumo

Este projeto de pesquisa está vinculado ao Projeto Temático Integração de Processos Contínuos em Tempo Real - Processo Fapesp 98/14384-3. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um software para a reconciliação de dados de unidades industriais. A reconciliação de dados é o procedimento utilizado para ajustar os dados medidos de tal forma que os valores ajustados obedeçam às leis de conservação, posto que medidas de variáveis de processo, tais como concentrações e temperaturas, estão sujeitas não apenas a erros de medidas, mas também à variabilidade do processo e por isso não obedecem às leis de conservação e outras restrições. Existem dois tipos de erros: randômicos e grosseiros. Este último ocorre, por exemplo, devido ao mal funcionamento dos instrumentos, calibração e pequena amostragem, devendo ser identificado e corrigido, ou as medidas devem ser descartadas. Um algoritmo robusto de reconciliação de dados deverá incluir o ajuste dos erros randômicos após um pré-tratamento dos erros grosseiros, fazendo com que os dados sejam confiáveis e possam alimentar, por exemplo, algoritmos de otimização. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Agremis Guinho. Desenvolvimento de um software para reconciliação de dados de processos quimicos e petroquimicos. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.