Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade de bactérias endofíticas de plantas de café (Coffea arabica e Coffea robusta)

Processo: 01/07122-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Itamar Soares de Melo
Beneficiário:Flávia Vieira Nunes
Instituição-sede: Embrapa Meio-Ambiente. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). Jaguariúna , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/09177-1 - Diversidade de microrganismos endofíticos e seu potencial biotecnológico, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Atividade enzimática   Micro-organismos endofíticos   Café   Coffea arabica

Resumo

Microrganismos endofíticos são principalmente fungos e bactérias que vivem no interior das plantas sem causar, aparentemente, nenhum dano aos seus hospedeiros, sendo, portanto, diferenciados dos microrganismos fitopatogênicos, que são prejudiciais às plantas, causando-lhes doenças. Atualmente, sabe-se que os endófitos podem produzir toxinas, antibióticos e outros fármacos, fatores de crescimento e muitos produtos de interesse biotecnológico. Uma vez que esses organismos podem causar impactos na produtividade, fixação biológica de nitrogênio e controle biológico, torna-se importante conhecer a biodiversidade destes em diferentes culturas. Considerando o aproveitamento e exploração dos endofíticos, este trabalho tem como objetivo isolar e caracterizar a diversidade de bactérias endofíticas de Coffea arabica e Coffea robusta (café) das principais regiões produtoras do estado de São Paulo. O isolamento será feito a partir de ramos, raízes e folhas. A caracterização será fisiológica (por atividade enzimática de proteases, glucosaminidases, celuloses, endo-glucanases e quitinases), taxonômica (por testes bioquímicos) e genética (por RAPD/PCR). A proposta faz parte do Projeto Temático Biota/FAPESP projeto que visa estudar a biodiversidade de microrganismos endofíticos em plantas de interesse agrícola do Estado de São Paulo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Flávia Vieira. Isolamento e identificação de bactérias endofíticas do café (Coffea arabica e Coffea robusta) e suas aplicações biotecnológicas. 2004. 98 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.