Busca avançada
Ano de início
Entree

Memórias da infância nas crônicas de Manuel Bandeira e Rubem Braga

Processo: 02/10758-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Joaquim Alves de Aguiar
Beneficiário:Sylvia Tamie Anan
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura brasileira   Crônica literária   Memorialismo

Resumo

Baseado no projeto de Iniciação Científica "Autobiografia e Poética das Crônicas de Manuel Bandeira", em que se procurou rastrear a presença de dados autobiográfica e da concepção de poesia implicada nas crônicas do autor, o presente Projeto de Mestrado propõe-se a prosseguir com a mesma leitura, porém ampliando seu raio de ação, ao buscar a reconstituição da figura de dois dos principais cronistas atuantes durante o século XX na Literatura Brasileira: Manuel Bandeira, poeta que se identificou com leveza e a simplicidade do gênero da crônica, encontrando nela sua forma ideal de prosa; e Rubem Braga, primeiro escritor brasileiro a se consagrar atuando exclusivamente como cronista. A pesquisa dos dados autobiográficos presentes nas crônicas, especificamente aqueles relacionados à memória da infância, deve permitir a reconstituição das figuras dos dois cronistas, sua visão de realidade que se reflete nas crônicas e sua postura diante do gênero, discutindo sua inserção no panorama da crônica e da literatura brasileira do período. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANAN, Sylvia Tamie. Crônica da vida inteira: memórias da infância nas crônicas de Manuel Bandeira. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.