Busca avançada
Ano de início
Entree

Armadura reduzida de cisalhamento em vigas de concreto de alta resistência submetidas à flexo-compressão

Processo: 97/06998-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1997
Vigência (Término): 31 de agosto de 1999
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Armando Lopes Moreno Junior
Beneficiário:Adriano Marinho
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cisalhamento   Concreto de alta resistência   Vigas

Resumo

Embora, inicialmente, concretos de alta resistência tenham sido empregados em pilares muito carregados dos pavimentos inferiores de edifícios altos, sua utilização se estendeu, rapidamente, às pontes e estruturas especiais. Mesmo nas estruturas usuais e na indústria de elementos pré-moldados de concreto é clara a tendência de emprego de resistências elevadas para o concreto. Como proceder, então, o dimensionamento de elementos executados com concretos de alta resistência? Devido à pequena quantidade de estudos experimentais executados, até o momento não se tem conhecimento suficientemente claro de como se comportam as estruturas de concreto de alta resistência com relação aos Estados Limites. Desta forma, tomam-se imprescindíveis estudos experimentais, com elementos estruturais executados com concreto de alta resistência, de maneira a se definir parâmetros que forneçam subsídios para o projeto estrutural e possibilitem garantir segurança frente aos estados limites. Além disso, muitas das equações e modelos empíricos ou semi-empíricos usados, atualmente, na determinação das propriedades do concreto, ou no dimensionamento de elementos estruturais, foram criados baseados em análises experimentais usando concretos com resistência à compressão usual. Desta maneira, a aplicabilidade destas equações e modelos para o concreto de alta resistência deve, então, ser comprovada, ou não, empiricamente. Atualmente, existe um grupo de estudos sobre o concreto de alta resistência, na Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP, particularmente interessado na verificação empírica do comportamento estrutural de elementos em concreto de alta resistência. Destes estudos originaram-se importantes trabalhos, com grande reconhecimento pelo meio científico em geral. Este trabalho trata do estudo experimental do comportamento ao cisalhamento de vigas de concreto de alta resistência, submetidas à flexo-compressão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARINHO, Adriano. Armadura reduzida de cisalhamento em vigas de concreto de alta resistencia submetidas a flexo-compressão. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.