Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem de discriminações simples e complexas: efeitos da desnutrição e da estimulação

Processo: 03/00318-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Luiz Marcellino de Oliveira
Beneficiário:Elimar Adriana de Oliveira Feliciano
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Desnutrição proteica   Aprendizagem

Resumo

Uma nutrição adequada durante o período crítico do desenvolvimento é essencial para a formação do Sistema Nervoso Central (SNC). A deficiência nutricional neste período resulta em múltiplas alterações morfológicas, neuroquímicas e comportamentais. As conseqüências da desnutrição sobre o comportamento não são devidas apenas à falta de nutrientes, podendo ser agravadas pelas condições precárias de estimulação ambiental nas populações desnutridas, uma vez que, a estimulação precoce acelera o desenvolvimento fisiológico e comportamental. Este estudo analisará os efeitos da desnutrição e da estimulação (handling) no desempenho de discriminações simples e complexas em ratos controles e desnutridos (estimulados ou não). O Exp I avaliará as discriminações de luz e som (grupos independentes) e a posterior inversão das funções dos estímulos. O Exp II usará duas caixas de Skinner adaptadas com uma barra na parede frontal e com três túneis que permitirão apresentar várias configurações de estímulos: display, luzes, sons e imagens. O Exp I permitirá avaliar os processos de aquisição e inversão de discriminações simples e o Exp II avaliará discriminações mais complexas usando procedimentos de comparação com o modelo e discriminações condicionais. O Exp II permitirá também avaliar o surgimento de novas relações entre os estímulos, observando se a estimulação interfere nestes processos de aprendizagens discriminativas complexas nos vários grupos de animais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FELICIANO, Elimar Adriana de Oliveira. Discriminações simples e complexas em ratos: efeitos da desnutrição protéica e da estimulação. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.