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O consumo da moda por adolescentes pertencentes às classes economicamente inferiores na região da Grande São Paulo

Processo: 00/02906-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 30 de novembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Vitor Aquino
Beneficiário:Christiane Paula Godinho Santarelli
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Moda   Psicologia da moda   Propaganda

Resumo

A moda, inicialmente, foi criada para reforçar o poder dos governantes e manter a distinção das classes sociais. Hoje em dia, ela não é privilégio das elites, mas ainda cumpre seu papel na distinção de grupos e B causadora de inúmeros conflitos sociais. Este projeto visa o estudo da moda e dos conflitos gerados pela mesma na sociedade, principalmente sobre os adolescentes das classes economicamente inferiores, e ainda, como que a publicidade e a mídia são responsáveis pela transformação da moda em fenômeno de massa, onde todos os segmentos da sociedade são influenciados, principalmente o grupo dos adolescentes. Os objetivos deste estudo são: promover o conhecimento da realidade de consumo da moda dos adolescentes das classes C e D na grande São Paulo, estudar os hábitos de consumo destes adolescentes de baixa renda, verificar a influência da mídia e da publicidade sobre o grupo e aprofundar o estudo em questões relacionadas aos conflitos sociais gerados pela moda e da relação entre marcas e falsificações. Como procedimentos metodológicos serão utilizadas pesquisas bibliográficas pertinentes aos temas tratados, consultas em fontes como: jornais, revistas, publicações estatísticas, meios eletrônicos e uma pesquisa empírica quantitativa para a obtenção de um panorama real do grupo estudado. (AU)