Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de fatores de virulência/patogenicidade putativos em Xylella fastidiosa

Processo: 00/03670-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Marcio Rodrigues Lambais
Beneficiário:Denise Santos da Silva
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

O genoma da X. fastidiosa está totalmente seqüenciado e vários genes possivelmente envolvidos na regulação da interação planta-bactéria estão sendo identificados por homologia conseqüências de outras bactérias. Mas não se sabe se em Xylella esses genes têm as mesmas funções que em outros fitopatógenos. Como os sintomas de CVC desenvolvem-se longo tempo após a infecção da planta pela bactéria, e podem estar associados a estresses térmico e/ou osmótico, o estudo da expressão de fatores de virulência putativos e genes reguladores de patogenicidade, tanto in vitro quanto in planta, sob diferentes condições ambientais, poderia gerar informações adicionais sobre o desenvolvimento da doença é de seus mecanismos de regulação. Este projeto tem como objetivo avaliar a expressão diferencial de proteases, pectinases, celulases e acotinases em X. fastidiosa cultivada in vitro, sob diferentes condições ambientais, como também, em folhas de citrus infectadas. A bactéria será cultivada em meio de cultivo definido e as proteínas extracelulares serão separadas através de eletroforese SDS-PAGE, Proteínas com expressão diferencial serão identificadas e comparadas com proteínas do fluido intercelular de plantas cítricas infectadas com a bactéria. Os perfis isoenzimáticos de proteases, pectinases e celulases serão determinados através de eletroforese em gel de poliacrilamida não-desnaturante e comparados, para identificação de isoformas associadas com os sintomas de CVC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Denise Santos da. Análise dos proteomas extracelulares e do acúmulo de moléculas sinais durante o crescimento da Xylella fastidiosa 9a5c in vitro.. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.