Busca avançada
Ano de início
Entree

Variação temporal na estrutura da paisagem, em função do processo de desmatamento e ocupação do solo, na região central do estado de Rondônia

Processo: 00/03740-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vettorazzi
Beneficiário:Silvio Frosini de Barros Ferraz
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Sensoriamento remoto   Rondônia

Resumo

A dinâmica da ocupação do território e os seus impactos ambientais decorrentes, na Região Amazônica, podem ser avaliados por meio das alterações na estrutura da paisagem ao longo dos anosegião. Desse modo, o objetivo deste trabalho é avaliar as mudanças ocorridas na estrutura da paisagem em duas microbacias na região central de Rondônia, em função do desmatamento e da introdução de pastagens ao longo dos anos. Para tal, serão utilizadas técnicas de sensoriamento remoto para a interpretação de imagens de satélite para épocas distintas. As imagens serão classificadas com auxílio de fotografias aéreas, mapas e informações de campo, gerando uma série temporal de mapas de uso da terra. Por meio de tabulação cruzada, poderão ser avaliadas as mudanças no uso da terra para os períodos estudados. Para cada mapa de uso da terra serão calculados, com o auxílio do software Fragstat, vários índices de caracterização da paisagem como: caracterização da bacia; métrica dos fragmentos; densidade de fragmentação; métrica de borda; métrica de vizinhança e de diversidade. Para cada índice, será obtida uma série temporal de valores ao longo do período estudado, podendo-se avaliar tendências e o comportamento de cada índice. Os resultados serão úteis no entendimento da ocupação da região è seus conseqüentes impactos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BARROS FERRAZ, SILVIO FROSINI; VETTORAZZI, CARLOS ALBERTO; THEOBALD, DAVID M. Using indicators of deforestation and land-use dynamics to support conservation strategies: A case study of central Rondonia, Brazil. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 257, n. 7, p. 1586-1595, MAR 22 2009. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.