Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da reconstituição imunológica e da resposta anti citomegalovírus (CMV) nos receptores de transplante de medula óssea (TMO)

Processo: 02/09291-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alberto José da Silva Duarte
Beneficiário:Valeria Ferrari
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O CMV é importante no TMO, causando alterações imunológicas variadas. A ativação celular e aumento da atividade citotóxica favorecem a ocorrência de doença enxerto contra o hospedeiro e dano tecidual. Nos receptores de TMO, o conhecimento da cinética e função das subpopulações celulares na reconstituição imunológica é fundamental. Os linfócitos T podem ser classificados em 3 subpopulações reconhecidas por marcadores de superfície celular. Para se tentar responder essas questões serão avaliadas comparativamente à reconstituição imunológica e a resposta anti-CMV nos receptores de TMO alogênico e autogênico baseadas na observação de que receptores de TMO autólogo têm uma reconstituição aparentemente mais rápida e menor susceptibilidade ao CMV. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRARI, Valeria. Avaliação da reconstituição imunológica e da resposta anti-citomegalovirus nos receptores de transplante de medula óssea. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.