Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia ultraestrutural da glândula mandibular de Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Pyralidae) em larvas normais e parasitadas pela Cotesia flavipes (Hymenoptera: Braconidae)

Processo: 99/02883-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Elisa Aparecida Gregório
Beneficiário:Alex Rodrigues Borges
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Lepidoptera   Insetos   Larva   Parasitismo

Resumo

O presente projeto tem por objetivo observar a morfologia ultra-estrutural da glândula mandibular de larvas de Diatrea saccharalis em condições de cultivo laboratorial normal, visando caracterizar possíveis regiões na porção secretora e no dueto secretor desta glândula. Estes resultados serão comparados com os de larvas submetidas ao parasitismo pela vespa Cotesia flavipes, que é freqüentemente utilizada no controle biológico daquele Lepidoptera, para entender o efeito do parasitóide na morfo-fisiologia da(s) região(ões) secretora (s) e do dueto secretor da glândula mandibular do inseto hospedeiro. Os resultados obtidos poderão fornecer subsídios para a compreensão da estrutura e funcionamento desta glândula, bem como a sua relação com o sistema digestivo deste Lepidoptera. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Alex Rodrigues. Morfologia ultra-estrutural da glândula mandibular de Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Pyralidae) em larvas normais e parasitadas pela Cotesia Flavipes (Hymenoptera: Braconidae). 102 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.