Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlatos acústicos do ritmo em línguas naturais: questões fonéticas e estatísticas

Processo: 01/11758-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de outubro de 2002
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Jefferson Antonio Galves
Beneficiário:Janaisa Martins Viscardi
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/03382-0 - Padrões rítmicos, fixação de parâmetros e mudança lingüística, AP.TEM
Assunto(s):Linguagem natural   Fonética acústica   Língua portuguesa

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo buscar os correlatos acústicos que caracterizam a classes rítmicas de uma língua natural. Este trabalho inclui: 1) a construção de um corpus de fala anotado baseado em jornais televisivos. Este corpus conterá amostras mais extensas das oito línguas consideradas no artigo de Ramus, Nespor & Mehler (1999) além de amostras de Português Brasileiro e Português Europeu. 2) uma análise estatística sistemática deste corpus e dos dados apresentados na literatura recente. Para o desenvolvimento de ambas a etapa será feito uso intensivo do programa Vocale, que está sendo desenvolvido por Jesus Garcia e Antonio Galves e com a colaboração de Janaisa Viscardi, no quadro do Projeto CNPq (Edital 2000) "Técnicas Probabilísticas e Identificação de Padrões com Aplicações Linguísticas" e do Projeto Temático “Padrões Rítmicos, Fixação de Parâmetros e Mudança Linguística” (http://www.ime.usp.br/-tycho). A principal questão fonética do projeto é saber se uma medida grosseira de sonorância tal qual feita pelo programa Vocale é suficiente para identificar a classe rítmica de uma língua. A principal questão estatística é identificar a estrutura de correlação dos comprimentos dos grupos vocálicos e consonantais e do seu equivalente em termos de sonorância. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VISCARDI, Janaisa Martins. O estatuto neurolinguistico do automatismo. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.