Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de "Expressed Sequence Tags" (ESTs) mais abundantes da glândula de veneno da serpente Bothrops insularis, a caracterização e expressão em (E.coli) de alguns cDNAs de componentes celulares ou do veneno

Processo: 00/11077-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Paulo Lee Ho
Beneficiário:Inácio de Loiola Meirelles Junqueira de Azevedo
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A serpente Bothrops insularis (jararaca ilhoa) é um animal endêmico da Ilha da Queimada Grande, litoral sul do estado de São Paulo. Seu veneno desenvolveu características próprias, séndo considerado mais tóxico do que o das demais, possuindo alto grau de interferência no sistema hemostático. Neste trabalho, construímos uma biblioteca de cDNA de sua glândula que está sendo caracterizada através da geração de Expressed Sequence Tags (ESTs) por sequenciamento aleatório dos clones. Objetivamos com isso a identificação e caracterização dos cDNAs mais abundantemente expressos nas glândulas de veneno, buscando por toxinas presentes em seu veneno e proteínas celulares importantes ao funcionamento desse órgão. Dessa forma, esperamos identificar novos componentes e disponibilizar um amplo banco de dados que reflita a expressão gênica da glândula de veneno de Bothrops insularis. Em decorrência dos resultados preliminares já obtidos, como a clonagem de uma proteína da família EF-hand e de uma proteína semelhante ao VEGF, além de outras 20 toxinas, pretendemos aprofundar a investigação de alguns clones. Para isso, aqueles que representarem proteínas de potencial interesse, serão expressos em bactéria e purificados para a caracterização bioquímica ou biológica da proteína recombinante. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZEVEDO, Inácio de Loiola Meirelles Junqueira de. Análise da diversidade do transcriptoma da glândula de veneno da sepente Bothrops insularis: identificação e caracterização de novas proteínas através da geração de Expressed Sequence Tags (ESTs). 2003. 162 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.