Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização de processo de recuperação de aprotinina

Processo: 98/04924-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 1998
Vigência (Término): 31 de março de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Everson Alves Miranda
Beneficiário:Ana Carolina Barros de Genaro
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aprotinina   Biosseparação   Cromatografia de afinidade

Resumo

Aprotinina é uma molécula bovina de massa molar de 6,5 kDa que possui aplicações médicas-farmacêuticas. Este projeto visa à otimização do processo de obtenção de aprotinina a partir de efluente industrial da produção de insulina originalmente desenvolvido em meu laboratório: processo de dupla adsorção por afinidade por adsorção seqüencial em colunas de tripsina e quimotripsina imobilizadas. Serão avaliadas três diferentes alternativas a este processo a) simples eliminação da coluna de tripsina; b) adsorção em hidroxiapatita seguida de adsorção em quimotripsina imobilizada e c) adsorção por troca iônica seguida por adsorção em quimotripsina imobilizada. Um "screening" de diferentes efluentes buscando identificar o efluente de maior potencial para a recuperação da aprotinina será realizado através de detecção de aprotinina por "Western blot". O processo de melhor desempenho do estudo será aplicado ao efluente industrial que apresentar melhor potencial de uso determinado por "screening" pelo método. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GENARO, Ana Carolina Barros de. Desenvolvimento de processo de recuperação de aprotinina a partir de efluente industrial centrado em cromatografia em quimotripsina imobilizada. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.