Busca avançada
Ano de início
Entree

Nas frestas dos cômodos inferiores: poética e universo social de O Nome do Bispo, de Zulmira Ribeiro Tavares

Processo: 00/01133-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Ariovaldo José Vidal
Beneficiário:Lucilene Soares da Costa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Romance   Obra literária

Resumo

O Projeto propõe a análise da estrutura poética e do universo social do romance 'O nome do bispo', de Zulmira Ribeiro Tavares, situando-o no contexto das demais narrativas da escritora. Valendo-se de uma estética próxima à cinematográfica, Zulmira constrói nesse romance um complexo painel social, onde os elementos e personagens oriundos dos "cômodos inferiores" desestabilizam as "instituições, regularidades e certezas" sociais da classe-média e da burguesia industrial paulista. A diversidade de recursos formais mobilizados pela escritora - cuja obra é ainda carente de estudos aprofundados - e a riqueza de seu olhar sobre nossa realidade histórica e social fazem dela uma das mais representativas da literatura brasileira atual, justificando nossa proposta. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Lucilene Soares da. Nas frestas dos cômodos inferiores: poética e universo social de 'O nome do bispo', de Zulmira Ribeiro Tavares . 2002. 201 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.