Busca avançada
Ano de início
Entree

Compostagem de resíduos sólidos urbanos e embalagens tetrapak: uma alternativa de reciclagem

Processo: 98/06793-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1998
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Alcides Lopes Leao
Beneficiário:Luciana Pranzetti Barreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Compostagem   Resíduos sólidos   Embalagens

Resumo

A compostagem de resíduos sólidos urbanos é uma prática conhecida e de muita aplicação na agricultura. O objetivo desse trabalho é avaliar a compostabilidade das embalagens Tetrapak em mistura com resíduos de cozinha industrial. As embalagens Tetrapak por sua composição multifoliada ainda é objeto de muitos estudos referentes à sua reciclagem. Trabalhos reportados na Suécia com o mesmo material foram bem sucedidos e no Brasil ainda não é reportado nenhum trabalho desse porte. As embalagens serão moídas e misturadas ao resíduo orgânico em diferentes proporções e em seguida será avaliada a eficiência do composto em mudas de Eucalipthus sp. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARREIRA, Luciana Pranzetti. Produção de composto de resíduos sólidos urbanos e embalagens tipo Tetrapark e sua aplicação como substrato na produção de mudas de Eucalyptus grandis. 137 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.