Busca avançada
Ano de início
Entree

O direito ambiental levado à escola através do estudo de casos

Processo: 01/05732-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2001
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Washington Luiz Pacheco de Carvalho
Beneficiário:Carmen Roselaine de Oliveira Farias
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Direito ambiental   Educação ambiental   Relatos de casos   Meio ambiente

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa que enfatiza um tratamento contextualizado para a educação ambiental. Optou-se aqui pelo estudo de um processo judicial (caso) de dano ambiental por tratar-se de um material que apresenta uma grande variedade de perspectivas para se olhar a questão do meio ambiente. Como transformar um processo judicial em um material pedagógico, que apóie o trabalho com a questão ambiental em sala de aula, é um dos maiores: objetivos da presente investigação. Isto exigirá primeiramente um estudo minucioso das peças processuais contidas no "caso" a ser escolhido. A pesquisa documental será orientada metodologicamente pela análise de conteúdo, A segunda etapa consistirá em selecionar tópicos significativos, extraídos do processo judicial escolhido, que sejam potencialmente ricos para se trabalhar questões ambientais em sala de aula. Na terceira etapa, que será realizada juntamente com professores do ensino fundamental, os tópicos selecionados serão transformados em material pedagógico. Numa quarta etapa pretende-se avaliar a percepção dos alunos e professores diante do "caso" levado à escola, através de entrevistas e da análise fenomenológica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA FARIAS‚ C.R.; DE CARVALHO‚ W.L.P. O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio. Ciência & Educação (Bauru), n. 2, p. 157-174, 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira. O direito ambiental no ensino médio : perspectivas para práticas educativas. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências. Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.