Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação e análise de comportamento de solos tropicais como material de envolvimento de tubos plásticos flexíveis para sistema de drenagem viária

Processo: 00/06051-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Liedi Legi Bariani Bernucci
Beneficiário:Cristiane Salerno Schmitz
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Drenagem do solo   Solo tropical   Resistência dos solos   Valas

Resumo

Visa-se estudar a possibilidade de utilização de solos locais tropicais como material de envolvimento em sistemas enterrados com tubos plásticos flexíveis para drenagem viária. O sistema solo-tubo flexível resiste aos esforços solicitantes (veículos que trafegam à superfície e peso dos materiais existentes sobre o tubo) graças à resistência do solo de envolvimento, que é dependente de sua natureza e de seu estado. Tradicionalmente são requeridos materiais de envolvimento granulares sem ou com pouco finos. Dada a abundância dos solos tropicais, principalmente os lateríticos nas camadas superficiais no território brasileiro, o uso de solos locais como material de envolvimento acarreta uma economia importante nessas obras, diminuindo tanto o preço do material como seu transporte. Acredita-se na possibilidade de utilização dos solos tropicais, apesar da presença de finos e de sua plasticidade, baseada na experiência com sucesso de aplicações em obras de engenharia como: pavimentação, aterros, camadas protetoras de taludes, etc. A pesquisa utilizará respostas mecânicas de sistemas solo-tubo construídos "in situ" e ensaios com solos em laboratório para verificação e análise do módulo de reação desses solos e da possibilidade de seu aproveitamento. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHMITZ, Cristiane Salerno. Análise do comportamento estrutural de sistemas de drenagem viária constituídos por tubos plásticos flexíveis envolvidos com areia.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.