Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo de cultivares de algodoeiro com uso de regulador de crescimento em densidade populacional variável

Processo: 00/07000-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ederaldo José Chiavegato
Beneficiário:Graciela Decian Zanon
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Manejo e tratos culturais   Algodão   Genótipo   Reguladores de crescimento

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade avaliar o comportamento fenológico, morfológico e produtivo de genótipos de algodoeiro com diferentes arquiteturas de planta através do manejo com regulador de crescimento em diferentes espaçamentos. Os três genótipos utilizados apresentam arquitetura típica das plantas, representando diferentes tipos de cultivares disponíveis no Brasil: forma cônica, porte alto e ramos frutíferos longos (tipo padrão das cultivares paulistas); forma cilíndrica, porte alto e ramos frutíferos medianamente curtos (semi-cluster); e tipo padrão das cultivares modernas americanas, com forma cilíndrica, porte médio, com ramos frutíferos curtos (semi-cluster). O experimento será conduzido em área da ESALQ/USP, no município de Piracicaba, no ano agrícola de 2000/01. O delineamento experimental será de blocos ao acaso com parcelas subsubdivididas, e 4 repetições. Nas parcelas teremos os espaçamentos: 0,75 ou 1,00 m. Nas subparcelas os três genótipos e na subsubparcelas a presença ou ausência de fitoregulador de crescimento. Nos tratamentos com fitoregulador será realizado o monitoramento das plantas, de modo que estas não ultrapassem 1,20 m de altura. Serão determinados ao estágios fenológicos e avaliados os caracteres morfológicos das plantas, os caracteres agronômicos e tecnológicos das fibras, e a produção de algodão em caroço por parcela. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANON, Graciela Decian. Manejo de cultivares de algodoeiro em densidade populacional variável com o uso de regulador de crescimento.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.