Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência da brucelose, leptospirose e tuberculose em bovinos da fronteira agrícola da Amazônia Oriental (município de Uruará-PA)

Processo: 97/02691-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 1997
Vigência (Término): 31 de agosto de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:José Soares Ferreira Neto
Beneficiário:Valéria Stacchini Ferreira Homem
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Brucelose bovina   Leptospirose animal   Tuberculose bovina   Bovinos

Resumo

Pretende-se verificar a prevalência da Leptospirose, Bracelose e Tuberculose em bovinos do município de Uruará, PA, especificamente num tipo de propriedade caracterizada como familiar, ou seja, exploração mista (leite e carne) com no máximo 50 animais. Tal município é carente dessa informação. Paralelamente pretende-se fazer diagnóstico da Brucelose e Leptospirose em humanos e aplicar questionário para estudo dos fatores de risco envolvidos na ocorrência dessas três doenças. As proporções de animais positivos para as três doenças serão comparadas com o objetivo de estabelecer-se uma escala de prioridades, naturalmente levando em consideração as características de cada doença. Na dependência dos resultados diagnósticos obtidos, da aceitação das sangrias humanas e da aplicação do questionário, será efetuada a análise uni e multivariada, empregando-se o método da regressão logística, com o intuito de verificar a existência de fatores de risco atribuíveis à ocorrência das doenças nas populações humana e animal e sugerir métodos de controle racionais e compatíveis com a realidade local. (AU)