Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas rotas de síntese de manganita de lantânio dopado com metais alcalino terrosos

Processo: 99/01727-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Miguel Jafelicci Junior
Beneficiário:Rodrigo Fernando Costa Marques
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil

Resumo

Obter nanoparticulas de manganita de lantânio dopada com metais alcalino terrosos pelos métodos de coprecipitação e sol-gel, utilizando também tratamento hidrotérmico dos produtos. Obter amostras constituídas de pó ou em filmes finos depositados por técnicas de imersão em gel (dip coating). Caracterizar os produtos quanto a: estrutura cristalina e molecular, propriedades elétrica e magnética, tamanho de partículas e microestrutura. Relacionar a técnica de obtenção com as propriedades do material obtido para idealizar procedimentos reprodutivos de preparação de materiais. Investigar efeitos de composição e microestrutura nas propriedades físicas e químicas dos materiais obtidos. As técnicas de caracterização são: difratometria de raios X (XRD), microscopia eletrônica (MEV e MET), espectroscopia infravermelho, espectroscopia de luminescência e magnetometria (amostra vibrante). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Rodrigo Fernando Costa. Manganita de lantânio dopada com estrôncio obtida por coprecipitação homogênea : magnetorresistência e magnetorrefletividade. 2003. 138 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.