Busca avançada
Ano de início
Entree

Reações em fase gasosa catalisadas por enzimas suportadas em fase sólida

Processo: 97/13600-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 1998
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Everson Alves Miranda
Beneficiário:Victor Haber Pérez
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O uso de enzimas suportadas em uma fase sólida catalisando reações em fase gasosa é uma tecnologia emergente cujas vantagens incluem a não necessidade de imobilização covalente da enzima, a possibilidade de reciclo do catalisador, a limitação de produção de subprodutos, a facilidade de separação de produtos, as condições favoráveis para transferência de massa e a maior estabilidade do biocatalisador. As aplicações deste novo sistema de biocatálise compreendem estudos fundamentais de como as enzimas funcionam e aplicações tecnológicas tais como destoxificação de correntes gasosas e síntese orgânicas diversas incluindo fármacos, fragrâncias e aromas. Os poucos e recentes estudos publicados sobre reações enzimáticas em fase gasosa têm se concentrado na influência da água na estabilidade e atividade enzimática. Muito timidamente se abordam outros aspectos do sistema catalítico. A modelagem destes biorreatores parece ser estudo inexistente na literatura. O objetivo da pesquisa aqui proposta é estudar aspectos básicos de engenharia de reações químicas em fase gasosa catalisadas por enzimas para uma reação modelo (produção de aromas ésteres a partir de alcoóis e ácidos carboxílicos) visando avaliação desta tecnologia em aplicações industriais, através de enfoques experimental em escala de bancada e de modelagem. Os estudos previstos pretendem acrescentar conhecimento de como se dá a interação entre enzima, substrato, água e suporte e suas implicações na estabilidade, seletividade, e atividade enzimáticas abordando aspectos pouco ou não explorados na literatura. Assim, além do presente projeto propiciar um conhecimento avançado de como as enzimas catalisam reações com substratos em fase gasosa ele lançará a base fundamental do desenvolvimento de processo de produção de aromas ésteres. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PÉREZ, Victor Haber. Estudo da sintese e hidrolise de acetato de etila em fase gasosa catalisada por enzimas suportadas. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Quimica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.