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Éthos publicitário: a imagem do público-alvo gerada pela corporalidade da mensagem publicitária

Processo: 01/04652-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Ivan Santo Barbosa
Beneficiário:Vander Casaqui
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao | Corporalidade | Identidade | Linguagem | Publicidade E Propaganda | Semiotica

Resumo

Este projeto propõe a análise da voz enunciativa da publicidade, como recurso para a (re)constituição do público-alvo o qual ela propõe. Voz, nesse trabalho, é entendida como a construção híbrida da linguagem que compõe o discurso publicitário: através de elementos visuais, verbais, sonoros, há o projeto constitutivo de uma corporalidade enunciativa que, moldada desde sua concepção em função de seu enunciatário, é em si mesma portadora de traços desse enunciatário a que se destina. A proposta busca estabelecer os mecanismos teóricos para a constituição da identidade do leitor modelo, a partir dos elementos composicionais da própria mensagem publicitária, em recorte audiovisual, de molde a reconstituir-lhe o processo enunciativo; a sintaxe e o conteúdo, assim como o projeto-target, este mais que público-alvo a se conformar como "ethos" em alteridade constituída e investida mercadologicamente. (AU)

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