Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito temporal da formação da camada neointima sobre a reatividade de artéria carótida e fluxo sanguíneo após injúria vascular por "balloon catheter" em carótida de ratos normotensos e hipotensos

Processo: 99/05434-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1999
Vigência (Término): 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Ana Maria de Oliveira
Beneficiário:Daniela Accorsi Mendonça Eichenberger
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Drogas inibidoras da ECA são utilizadas para prevenir a formação da camada neoíntima e evitar a reestenose em vasos sangüíneos. Essas drogas são utilizadas porque bloqueiam a formação de Ang II, um conhecido agente angiogênico. Entretanto essas substâncias também diminuem a resistência periférica de vasos. Estudos têm demonstrado que distúrbios do fluxo sangüíneo em vasos podem agravar a lesão da parede vascular. Drogas que diminuam a resistência periférica, influenciando o fluxo sangüíneo, diminuem a lesão do vaso e a proliferação da camada neoíntima. Dessa forma o projeto tem como objetivo o estudo temporal da proliferação da camada neoítima sobre a reatividade de carótida e fluxo sangüíneo carotídeo e cerebral da animais normotensos e hipotensos submetidos a injúria vascular através do uso de balloon cateter em artéria carótida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ACCORSI-MENDONÇA, D.; CORRÊA, F. M. A.; PAIVA, T. B.; SOUZA, H. P. DE; LAURINDO, FRANCISCO RAFAEL MARTINS; OLIVEIRA, A. M. DE. The balloon catheter induces an increase in contralateral carotid artery reactivity to angiotensin II and phenylephrine. British Journal of Pharmacology, v. 142, n. 1, p. 79-88, May 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.