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O campo publicitário paulistano nos anos 90: dilemas da mundialização

Processo: 01/06553-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Renato José Pinto Ortiz
Beneficiário:Alexandre Krugner Constantino
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem publicitária   Campanhas publicitárias   Ideologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campo Publicitario | Globalizacao | Ideologia | Industria Cultural | Publicidade E Propaganda

Resumo

O presente projeto pretende estudar a especificidade do discurso ideológico da publicidade brasileira nos anos 90. Para tanto pretende-se utilizar um referencial teórico que aborde as seguintes dimensões: a) o histórico "acriticismo" brasileiro em relação ao problema da cultura (nossa indústria cultural há três décadas está consolidada e muito pouco ainda foi escrito sobre suas implicações, relativamente aos seus diversos ramos, dos quais a publicidade certamente é um dos principais), em função tanto da natureza da autonomização do campo cultural de bens de distribuição de massa no Brasil quanto de nosso passado recente de regime militar, quando a construção das ideologias relativas a nossa "identidade nacional" impediu-nos de equacionar a natureza dos interesses estatais e privados que estavam por trás da consolidação do mercado de bens culturais massivos; b) a "mundialização" da cultura e o surgimento de uma cultura "internacional-popular", dentro do qual a cultura se transforma numa commoditie desterritorializada e, c) o novo paradigma que a revolução tecnológica (informática) nos coloca. Nosso objeto serão a) revistas de publicidade voltada para os profissionais de publicidade, nacionais e internacionais b) vídeos de campanhas publicitárias, c) teses de mestrado e doutorado das escolas de comunicação e, d) entrevistas com profissionais destacados nesta área, no intuito de delinear com precisão o "campo da publicidade" no Brasil. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONSTANTINO, Alexandre Krugner. O campo publicitario paulistano nos anos 90: dilemas da mundialização. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.