Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de macrófitas aquáticas flutuantes (Salvinia molesta, Pistia stratiotes e Eichhornia crassipes) no tratamento de efluentes de piscicultura e possibilidades de uso de sua biomassa como suplemento alimentar em aquicultura

Processo: 98/16375-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Antonio Fernando Monteiro Camargo
Beneficiário:Gustavo Henrique Gonzaga da Silva
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Macrófitas   Composição química   Aquicultura

Resumo

No presente trabalho será avaliada a eficiência da remoção de nutrientes inorgânicos (amônia - N, nitrito - N, nitrato - N e ortofosfatos) de efluentes advindos de um viveiro de piscicultura, através da utilização de três espécies de macrófitas flutuantes: Salvinia molesta, Pistia stratiotes e Eichhornin crassipes. A composição química da biomassa das três espécies, no que se refere às concentrações de: carboidratos solúveis, polifenóis, lipídios, fração de parede celular, nitrogênio total e fósforo total também serão determinadas, no início e no final do experimento, para poder inferir quanto a viabilidade do uso destas macrófitas aquáticas como suplemento alimentar em atividades de aquicultura. Os experimentos serão conduzidos durante um período de 8 semanas, através de coletas semanais das amostras do efluente que ingressa nos sistemas de tratamento e dos efluentes finais após passarem pelas macrófitas aquáticas, para se avaliar as suas variáveis físico-químicas e as consequentes taxas de remoção de nutrientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HENRY-SILVA‚ G.G.; CAMARGO‚ A.F.M.; PEZZATO‚ M.M. Growth of free-floating aquatic macrophytes in different concentrations of nutrients. Hydrobiologia, v. 610, n. 1, p. 153-160, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.