Busca avançada
Ano de início
Entree

Fusão de sensores via redes neurais no monitoramento da dressagem no processo de retificação

Processo: 97/04737-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1997
Vigência (Término): 31 de julho de 1999
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Anselmo Eduardo Diniz
Beneficiário:Celso Minoru Hara
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A principal finalidade do trabalho é comprovar a eficácia da utilização de redes neurais artificiais para a análise de sinais provenientes de diferentes sensores (emissão acústica, vibração e corrente elétrica do motor) acoplados ao rebolo no processo de retificação de aços com o fim de se aumentar a confiabilidade da decisão automática do momento de afiação do rebolo. Para isso, diversos ensaios deverão ser realizados, retificando-se aços em diferentes condições de usinagem. Durante tais operações, os sinais dos sensores citados serão armazenados ha memória do computador, os quais serão utilizados no treinamento de uma rede neural do tipo "back-propagation". Após treinada, a rede será utilizada para realmente estabelecer o momento da interrupção da retificação e dressagem do rebolo, decisão esta baseada nos sinais dos sensores. Para a consecução das finalidades propostas, as seguintes etapas foram planejadas: revisão - bibliográfica dos temas pertinentes aos seus objetivos e conclusão das disciplinas obrigatórias referentes ao programa de doutoramento, seguindo-se, por fim, os procedimentos experimentais, análise dos resultados, redação da tese e culminando com a defesa da tese. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HARA, Celso Minoru. Uma contribuição para o monitoramento de retificação cilindrica de mergulho. 1999. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.