Busca avançada
Ano de início
Entree

Empregos de marcadores isoenzimáticos e moleculares para caracterização de diferentes populações de Rana catesbeiana (rã-touro gigante)

Processo: 98/10851-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Rodrigues Ramos
Beneficiário:Maria de Lourdes Silva Serodio
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil

Resumo

Populações de animais de alguns criatórios de Rã-Touro apresentam diferentes fases de crescimento, interferindo na homogeneidade da população, sendo que populações de animais maiores e de rápido crescimento seriam melhores para a comercialização. Populações de diferentes criatórios de Rana catesbeiana (Rã-Touro) do Estado de São Paulo, serão analisadas, procurando uma possível relação entre as diferentes populações e a taxa de crescimento. Será analisado a taxa de endogamia da população através do uso de marcadores bioquímicos e moleculares, utilizando técnicas isoenzimáticas e de RAPD (Random Amplified Polymorphic DNA). Os resultados obtidos serão relacionados com as populações dos diferentes criatórios, procurando estabelecer a taxa de endogamia e possíveis marcadores genéticos para a população ou para a espécie, ou até mesmo um possível polimorfismo nas populações. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SERODIO, Maria de Lourdes Silva. Emprego de marcadores bioquímicos para caracterização de diferentes polulações de Rana Catesbiana (Rã touro gigante). 105 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.