Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre a crítica da faculdade de julgar de Kant

Processo: 97/09183-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1998
Vigência (Término): 31 de agosto de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Fausto Castilho
Beneficiário:Luciene Maria Torino
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Kantismo   Crítica (filosofia)

Resumo

O pensamento crítico kantiano liga-se intimamente a uma crítica dos fundamentos nos quais até então a Filosofia se sustentara. Assim, nas duas primeiras Críticas, Kant trata de buscar na razão - dada a sua condição totalmente a priori - a fundamentação dos conhecimentos teórico e prático, para então poder escrever a partir de bases seguras, o sistema de sua metafísica, isto é, o sistema de uma filosofia da natureza e de uma filosofia da liberdade. Contudo, o método transcendental exige um aprofundamento sem o que o seu sistema crítico estaria incompleto: Kant descobre um jogo livre e indeterminado entre as faculdades no juízo estético puro como condição de todo juízo determinado, na medida em que aquele juízo revela o princípio de uma finalidade formal subjetiva. Daí a urgência de uma terceira Crítica, a Crítica da Faculdade de Julgar. Este projeto pretende justamente estudar esta última Crítica, procurando compreender o livre jogo entre as faculdades no juízo de gosto, bem como a relação de tal juízo com o princípio de uma finalidade formal subjetiva na primeira parte dessa obra, a Crítica da Faculdade de Julgar Estética. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TORINO, Luciene Maria. A Critica da faculdade judiciativa no horizonte da metafisica tradicional : alguns pressupostos para o estudo da Terceira Critica de Kant. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.