Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de corrosão em amálgamas dentários

Processo: 95/07234-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1995
Vigência (Término): 31 de julho de 1997
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Guastaldi
Beneficiário:Heloisa Andréa Acciari
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Amálgama dentário   Corrosão dentária

Resumo

Neste projeto pretende-se inicialmente realizar um estudo de caracterização metalúrgica das ligas utilizadas para preparação dos amálgamas e dos amálgamas propriamente ditos. A seguir será realizado um estudo comparativo do comportamento frente à corrosão de três grupos de amálgamas que são comercializados no mercado odontológico. Para isto, os corpos-de-prova serão obtidos pelo processo de amalgamação mecânica em aparelho motorizado (amalgamador motorizado) procedendo-se em seguida, a análise metalográfica, utilizando-se microscopia óptica e eletrônica de varredura, seguido por um estudo de resistência à corrosão, utilizando-se técnicas eletroquímicas de polarização e impedância faradaica, em meio e condições que simulem a agressividade do ambiente bucal. Uma vez que, para efeito de pesquisa, os amálgamas podem ser divididos em três grandes categorias, escolheu-se para este estudo os seguintes tipos de amálgamas: Velvalloy, Dispersalloy e Tytin-Plus, por serem representativos em cada categoria. O Velvalloy foi escolhido por apresentar composição convencional e ser bastante estudado na literatura. O Dispersalloy foi escolhido por ser aquele que é o mais comercializado atualmente no mercado odontológico e também por ser bastante estudado e finalmente o Tytin-Plus por ser um amálgama moderno e pouco conhecido. Os dois primeiros serão estudados com o objetivo de servirem de comparação para o estudo do Tytin-Plus. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ACCIARI, Heloisa Andréa. Estudo de corrosão em amálgamas dentários. 151 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.