Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de regionalização de vazão máxima

Processo: 01/00525-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Pesquisador responsável:Abel Maia Genovez
Beneficiário:Alyne da Silva Peralta
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vazão de água   Análise estatística de dados   Bacia hidrográfica

Resumo

O presente estudo tem como proposta analisar os procedimentos que serão utilizados para a regionalização de vazões máximas, em pequenas bacias. Inicialmente será feita uma análise da metodologia para a regionalização de vazões máximas para pequenas bacias hidrográficas sendo que para isto, serão utilizadas as vazões médias diárias máximas anuais. Para a definição das regiões homogêneas, o primeiro método a ser estudado se baseia na análise de freqüência de curvas regionais de probabilidade dos postos. O segundo utiliza técnicas de análise estatística multivariada, como a Análise de Agrupamentos e a Análise Discriminante. Será feita uma aplicação da metodologia em dados de pequenas bacias do Estado de São Paulo, utilizando dados de vazões máximas médias diárias, obtidas a partir do linímetro. Procura-se também, neste projeto, estabelecer uma relação que permita estimar o valor da vazão máxima de pico, em função da vazão média diária máxima anual e das características físicas das bacias estudadas. Esta relação deverá ser estimada com base em dados de linígrafo, a partir da análise de dados de 15 pequenas bacias rurais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERALTA, Alyne da Silva. Analise de regionalização de vazão maxima para pequenas bacias hidrograficas / Alyne da Silva Peralta. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.