Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da interleucina-6 sobre a atividade fungicida de monócitos humanos, infectados in vitro com cepas de Paracoccidioides brasiliensis de alta e baixa virulência

Processo: 01/12418-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Terezinha Serrão Peraçoli
Beneficiário:Keila Zaniboni Siqueira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia celular

Resumo

A resposta imune inata, envolvendo principalmente monócitos e macrófagos, representa importante mecanismo de defesa contra fungos causadores de micoses sistêmicas. Considerando que níveis elevados de IL-6 são observados no soro de pacientes com paracoccidioidomicose em atividade, que não existem trabalhos analisando o papel desta citocina na micose e ainda, que esta citocina pode ser produzida por monócitos/macrófagos, exercendo efeito regulador sobre a ativação destas células, os objetivos do presente trabalho são: 1) avaliar a produção de IL-6, TNF-a e IL-10 por monócitos humanos obtidos de indivíduos saudáveis e infectados in vitro com amostras de Paracoccidioides brasiliensis de alta e baixa virulência; 2) estudar o efeito da IL-6 sobre a produção de TNF-a e IL-10 e sobre a atividade fungicida dessas células, desafiadas com as amostras do fungo. Monócitos do sangue periférico de indivíduos saudáveis serão incubados com IL-6 ou com anticorpo anti-IL-6 por 24h e desafiados, a seguir, com amostras de P.brasiliensis de alta e baixa virulência por 4h e 18h, avaliando-se a atividade fungicida dessas células contra o fungo e a produção de TNF-a e IL-10. Além disso, essas células serão também incubadas por 4h e 18h com as amostras de P. brasiliensis, determinando-se a produção de IL-6, TNF-a e IL-10 no sobrenadante de cultura dessas células, pela técnica de ELISA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIQUEIRA, KEILA ZANIBONI; VICTORIANO DE CAMPOS SOARES, ANGELA MARIA; DIAS-MELICIO, LUCIANE ALARCAO; CALVI, SUELI APARECIDA; SERRAO PERACOLI, MARIA TEREZINHA. Interleukin-6 treatment enhances human monocyte permissiveness for Paracoccidioides brasiliensis growth by modulating cytokine production. Medical Mycology, v. 47, n. 3, p. 259-267, 2009. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Keila Zaniboni. Efeito da Interleucina-6 sobre a atividade fungicida e produção de citocinas por monócitos humanos, infectados in vitro com cepa virulenta de Paracoccidioides brasiliensis. 2004. 52 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Faculdade de Medicina Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.