Busca avançada
Ano de início
Entree

Isoflavona versus estrógeno na aterosclerose experimental induzida por dieta em camundongos

Processo: 01/00994-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2001
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eder Carlos Rocha Quintão
Beneficiário:Leiko Asakura
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

As isoflavonas são componentes químicos encontrados largamente na soja e consideradas fitoestrógenos devido à estrutura química semelhante ao estrógeno. Por esta razão parecem proteger camundongos e coelhos da aterosclerose experimental induzida pela dieta rica em gordura e colesterol. Camundongas ovariectomizadas constituem um modelo útil para comparar os efeitos da reposição estrogênica com aqueles das isoflavonas em condições que envolvem o desenvolvimento de aterosclerose induzida por hipercolesterolemia moderada secundária à dieta. A expressão parcial de receptores hepáticos de LDL acelera o desenvolvimento da hipercolesterolemia, enquanto que a expressão do gene da proteína de transferência de colesterol esterificado (CETP) humana parece proteger camundongas ovariectomizadas contra a aterosclerose. O protocolo consistirá em acompanhar camundongas ovariectomizadas heterozigotas para receptor de LDL e para a expressão de CETP humana, com oito semanas de vida, submetidas à dieta aterogênica rica (% por peso) em gordura (21) e colesterol (0,15) por 19 semanas, divididas em. três grupos (16 em cada): (C) Controle: dieta aterogênica apenas; (I) Isoflavona: dieta aterogênica com isoflavona; (EE) Estrógeno: dieta aterogênica com reposição hormonal. Ao fim do período, os animais serão sacrificadas para análise do perfil lipídico e da lesão aterosclerótica na aorta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASAKURA‚ L.; CAZITA‚ P.M.; HARADA‚ L.M.; NUNES‚ V.S.; BERTI‚ J.A.; SALERNO‚ A.G.; KETELHUTH‚ D.F.J.; GIDLUND‚ M.; OLIVERIA‚ H.C.F.; QUINTÃO‚ E.C.R. Soy protein containing isoflavones favorably influences macrophage lipoprotein metabolism but not the development of atherosclerosis in CETP transgenic mice. LIPIDS, v. 41, n. 7, p. 655-662, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.