Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização genética de amostras do vírus da diarréia viral bovina por RT-PCR e sequenciamento

Processo: 01/10155-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2001
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Leonardo José Richtzenhain
Beneficiário:Adriana Cortez
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O Vírus da Diarréia Viral Bovina (BVDV) é um dos principais agentes causadores de distúrbios reprodutivos nas populações bovinas. A infecção do rebanho bovino pelo BVDV ocorre em todo mundo e, no Brasil, relata-se uma alta soroprevalência em diversos estados. Devido a característica da região não tradutora terminal 5' (UTR-5'), dos pestivírus, de apresentar-se conservada entre os mesmos genótipos e subgenotipos, foi possível o desenvolvimento de provas baseadas na reação em cadeia pela polimerase para classificá-los. Por esta divisão, existem dois genótipos para o BVDV, o BVDV1, normalmente, utilizado na produção de vacinas, nog testes diagnósticos e nas pesquisas e o BVDV2 presentes, por exemplo, em bezerros persistentementes infectados e em bezerros que morreram da síndrome hemorrágica causada pela infecção aguda do BVDV. Outras regiões, como o gene que codifica a glicoproteína E2, estão também sendo sequenciadas para se estudar a diversidade do vírus. Considerando que a escolha de medidas de controle da doença, nas diversas regiões, dependem do conhecimento do padrão de prevalêncica da doença e das cepas circulantes, o nosso objetivo será caracterizar geneticamente as amostras de BVDV isoladas, no nosso meio, através da RT-PCR da região UTR-5' e do sequenciamento do gene codificador da glicoproteína E2. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A. CORTEZ; A.M.G. CASTRO; M.B. HEINEMANN; R.M. SOARES; R.C. LEITE; E. SCARCELLI; M.E. GENOVEZ; A.A. ALFIERI; L.J. RICHTZENHAIN. Detecção de ácidos nucléicos de Brucella spp., Leptospira spp., herpesvirus bovino e vírus da diarréia viral bovina, em fetos bovinos abortados e em animais mortos no perinatal. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 58, n. 6, p. 1226-1228, Dez. 2006.
ADRIANA CORTEZ; MARCOS B HEINEMANN; ALESSANDRA MARNIE M.G. DE CASTRO; RODRIGO M SOARES; ANA MARIA V. PINTO; AMAURI A. ALFIERI; EDUARDO F. FLORES; RÔMULO CERQUEIRA LEITE; LEONARDO J. RICHTZENHAIN. Genetic characterization of Brazilian bovine viral diarrhea virus isolates by partial nucleotide sequencing of the 5'-UTR region. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 26, n. 4, p. 211-216, Dez. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.