Busca avançada
Ano de início
Entree

Absorção e translocação de boro em café

Processo: 98/05623-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 1998
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Vagner Maximino Leite
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Boro   Translocação vegetal

Resumo

A literatura recente sobre B relata que este nutriente, até então tido como imóvel, pode ser móvel em algumas espécies ao formar complexos poliol, porém não há relatos específicos para café, para tanto, serão conduzidos 2 experimentos, um em casa de vegetação e outro em campo. O experimento em casa de vegetação utilizará mudas com 5 pares de folhas, transplantadas para vasos preenchidos com areia lavada e supridas com solução nutritiva, sendo o B monitorado periodicamente por 12 meses. Após este período, as plantas receberão aplicações foliares de ácido bórico marcado com 10B. No experimento de campo, utilizar-se-á plantas em produção, nas quais receberão ácido bórico marcado com 10B, no pré-florescimento e quando Os frutos estiverem no estádio de chumbinho. Com estes experimentos, objetiva-se avaliar a absorção e translocação de B em plantas de café e o pagamento de flores e frutos em relação ao B. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Vagner Maximino. Absorção e translocação de boro em cafeeiro. 2002. 99 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.