Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da dinâmica do ecótono floresta-savana no sul do estado do Amazonas no quaternário tardio, empregando os isótopos do carbono do solo e das plantas

Processo: 01/01151-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2001
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Ruiz Pessenda
Beneficiário:Elaine Vidotto
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Mudança climática   Isótopos de carbono   Vegetação   Amazônia

Resumo

Por todo o Quaternário a região da Amazônia foi considerada como uma área ambientalmente estável. Entretanto, a idéia de que a região sofreu mudanças climáticas significativas no Quaternário vem sendo amplamente discutida nas duas últimas décadas. As mudanças climáticas têm um efeito muito profundo na vegetação e, provavelmente, levaram a repetidas separações das mesmas, que devem ter ocorrido através de uma dinâmica de expansão e regressão dos campos e florestas. Uma técnica que auxilia, sobremaneira, a caracterização de vegetações atuais e passadas, é a que utiliza os isótopos do carbono (C-12, C-13, C-14) da matéria orgânica do solo. Empregando-se análises isotópicas e organo-minerais, pretende-se nesta pesquisa realizar um estudo comparativo entre horizontes orgânicos formados em depressões nos campos e florestas nas zonas de transição (ecótono) ao sul da Amazônia, verificando suas influências na dinâmica de paleovegetações. Em adição, pretende-se iniciar um estudo da dinâmica atual, através das caracterizações botânicas e isotópicas das espécies de plantas presentes nas bordas do ecótono. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELAINE VIDOTTO; LUIZ CARLOS RUIZ PESSENDA; ADAUTO DE SOUZA RIBEIRO; HERMES AUGUSTO DE FREITAS; JOSÉ ALBERTINO BENDASSOLLI. Dinâmica do ecótono floresta-campo no sul do estado do Amazonas no Holoceno, através de estudos isotópicos e fitossociológicos. Acta Amazonica, v. 37, n. 3, p. 385-400, 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIDOTTO, Elaine. Estudo da dinâmica do ecótono floresta-campo no sul do estado do Amazonas no Quaternário tardio, empregando os isótopos do carbono do solo e das plantas. 2003. xi,101 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.