Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da variabilidade genética em veado campeiro (Ozotoceros bezoarticus) através da técnica RAPD

Processo: 96/06359-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1996
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Jehud Bortolozzi
Beneficiário:Fernando Pacheco Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cervidae   Veados   Técnica de amplificação ao acaso de DNA polimórfico

Resumo

A intensa destruição ambiental promovida pelas atividades humanas tem ocasionado a fragmentação dos habitats e o isolamento de muitas espécies da fauna brasileira, tomando-as susceptíveis a diversos fenômenos, entre os quais a perda da variabilidade genética. O Veado-Campeiro (Ozotocerus bezoarticus) é uma das espécies de cervídeos mais ameaçadas, sendo atualmente encontrada em apenas alguns núcleos remanescentes de sua distribuição original. Novas tecnologias têm possibilitado a avaliação do polimorfismo genético diretamente no DNA, permitindo a análise mais precisa das condições genéticas de uma população. Uma destas técnicas, denominada RAPD (Random Amplified Polymorphic DNA), permite a identificação de um grande número de polimorfismos de DNA de maneira rápida e eficiente. A sua utilização no estudo das populações de Veado-Campeiro do Parque Nacional das Emas (G.O.) e do Pantanal Matogrossense (M.S.) permitirá o conhecimento da estrutura genética destas populações, fornecendo subsídios para a adoção de medidas que visem a sua preservação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Fernando Pacheco. Análise da variabilidade genética em veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) : através da técnica RAPD. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.