Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de genes de café envolvidos na resistência ao bicho mineiro Perileucoptera coffeella

Processo: 00/14911-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Marcelo Menossi Teixeira
Beneficiário:Jorge Maurício Costa Mondego
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O café é um dos principais produtos agrícolas brasileiros. Entretanto, o aparecimento de pragas ocasionou um uso incorreto de produtos químicos que gerou o aumento da incidência da praga do bicho mineiro do cafeeiro (Períleucoptera coffeella). Levando em conta a importância da utilização de linhagens de café resistentes ao bicho-mineiro para a cafeicultura no Brasil, o objetivo desse projeto é isolar e caracterizar genes que relacionados com a expressão da resistência do cafeeiro a esse inseto. Será construída uma biblioteca de subtração de cDNA enriquecida em clones representando genes induzidos pelo inseto somente em plantas resistentes. As amostras da biblioteca serão usadas para a construção de membranas de alta densidade (macroarrays) que serão hibridadas com sondas de cDNA derivadas de plantas suscetíveis e resistentes ao bicho-mineiro infestadas ou não pelo inseto. Os clones com maior sinal de hibridação com a sonda de plantas resistentes infestadas pelo bicho-mineiro serão seqüenciados e suas seqüências serão usadas na busca de homologias nos bancos de dados. Em seguida, esses genes terão sua expressão confirmada por RT-PCR e serão usados em análises de segregação por Southern blot. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONDEGO, Jorge Maurício Costa. Caracterização de genes de cafe (coffea sp.) induzidos durante a infestação do bicho mineiro (leucoptera coffeella). 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.