Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações hematológicas induzidas experimentalmente em coelhos pelo veneno da aranha marrom, L. gaucho

Processo: 99/00538-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 1999
Vigência (Término): 30 de junho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Ida Sigueko Sano Martins
Beneficiário:Flávio Luiz Tavares
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Plaquetas sanguíneas   Picaduras de aranha   Envenenamento por animais peçonhentos   Loxosceles gaucho

Resumo

Os acidentes por picada de aranha marrom, gênero Loxosceles, resultam, na grande maioria dos casos, na forma cutânea do loxoscelismo. Em um percentual reduzido dos acidentes ocorrem complicações provenientes principalmente de distúrbios hematológicos como hemólise e coagulação intravascular, que podem resultar em falência renal e morte. Utilizando-se o coelho como modelo experimental, este trabalho tem como objetivo caracterizar os principais distúrbios hematológicos resultantes da ação do veneno da Loxosceles gaúcho, espécie predominante no estado de São Paulo. Serão estudados os efeitos do envenenamento sobre o hemograma, função plaquetária e principais parâmetros e fatores da coagulação no decorrer dos tempos de 3, 24, 48 e 72 horas. Através da determinação de importantes parâmetros sistêmicos e clínicos, como as funções renal e hepática, serão avaliadas as principais alterações hematológicas envolvidas com o agravamento sistêmico no loxoscelismo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAVARES‚ F.L.; SOUSA-E-SILVA‚ M.C.C.; SANTORO‚ M.L.; BARBARO‚ K.C.; REBECCHI‚ I.M.M.; SANO-MARTINS‚ I.S. Changes in hematological‚ hemostatic and biochemical parameters induced experimentally in rabbits by Loxosceles gaucho spider venom. HUMAN & EXPERIMENTAL TOXICOLOGY, v. 23, n. 10, p. 477-486, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.