Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem, desenvolvimento de estratégia e controle para o reator de dextrana

Processo: 98/04819-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1998
Vigência (Término): 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Camile Florido
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Controle (teoria de sistemas e controle)   Reatores químicos   Sulfato de dextrana

Resumo

Este projeto visa à modelagem e o desenvolvimento de uma estratégia de controle para o Reator de Dextrana. A dextrana é um bio-polímero e a via de obtenção enzimática será considerada. O reator para a sua produção apresenta altas não-linearidades e comportamento complexo devido à cinética de transformação e alterações de viscosidade sendo ainda um processo tipicamente multivariável. É importante ainda ressaltar que o valor do produto esta diretamente associada com o controle do seu peso molecular. Com estas considerações, neste projeto será desenvolvido um modelo dinâmico para o processo de forma que suas principais características sejam levadas em conta para representar os fenômenos considerados importantes para os objetivos do trabalho. Com o modelo matemático será possível a realização de simulações que permitam observar e analisar as principais características do comportamento dinâmico. Com estas informações serão definidas as estratégias de controle que possibilitam obter o produto nas características desejadas (peso molecular especificado) e com alto rendimento. O próximo passo consiste no desenvolvimento e implementação de um controlador baseado nos princípios dos controladores DMC multivariável (DMC - MIMO), que terá seu desempenho avaliado por simulação computacional. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FLORIDO, Camile. Modelagem e desenvolvimento de estrategia de controle para o reator de sintese de dextrana. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.