Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo neuromorfológico e psicofisiológico do duplo elo gabaérgico estriado-nigrotectal e de sua influência sobre o comportamento de defesa eliciado por estimulação do colículo inferior

Processo: 02/05337-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Norberto Cysne Coimbra
Beneficiário:Lissandra Castellan Baldan
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

A estimulação elétrica e química de algumas estruturas mesencefálicas eliciam respostas defensivas, associadas ao medo, e que muito se assemelham àquelas que caracterizam a síndrome do pânico em humanos. A substância negra, rica em neurônios GABAérgicos, recebe aferências também GABAérgicas provenientes do corpo estriado e se projeta para o mesencéfalo dorsal, mais cranialmente, modulando o substrato neural do medo no colículo superior e SCPd. O objetivo deste trabalho consiste em investigar se essas conexões GABAérgicas também se estendem ao substrato aversivo do colículo inferior de ratos, assim como estudar sua influência sobre a modulação de respostas aversivas eliciadas por estimulação elétrica e química do teto mesencefálico caudal. A via será traçada com a microinjeçãso iontoforética do neurotraçador fluorescente anterógrado biodextran-Lúcifer Yellow no neo-estriado e biodextran-rhodamina na substância negra, parte reticulada. Os efeitos da diminuição de atividade dessa via serão estudados, através da lesão neuroquímica da substância negra, parte reticulada com ácido ibotênico, e da microinjeção de um agonista GABAérgico (muscimol) na SNpr. Os efeitos do aumento de atividade na via nigro-tectal serão também estudados, através da microinjeção de bicuculina na SNpr, sendo registradas, antes e após as microinjeções de drogas, as respostas comportamentais eliciadas por estimulação elétrica e química do NCCI. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OSAKI, M. Y.; CASTELLAN-BALDAN, L.; CALVO, F.; CARVALHO, A. D.; FELIPPOTTI, T. T.; OLIVEIRA, R. DE; UBIALI, W. A.; PASCHOALIN-MAURIN, T.; ELIAS-FILHO, D. H.; MOTTA, V.; ET AL. Neuroanatomical and neuropharmacological study of opioid pathways in the mesencephalic tectum: effect of mu(1)- and kappa-opioid receptor blockade on escape behavior induced by electrical stimulation of the inferior colliculus. Brain Research, v. 992, n. 2, p. 179-192, Dec. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.