Bolsa 02/04298-0 - Biodiversidade, Echinodermata - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Echinodermata: Ophiuroidea do Norte do estado de São Paulo

Processo: 02/04298-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Antonia Cecília Zacagnini Amaral
Beneficiário:Michela Borges
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/07090-3 - Biodiversidade marinha bêntica no Estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Biodiversidade   Echinodermata   Ophiuroidea   Reprodução animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Conservacao | Distribuicao | Echinodermata | Ophinuroidea | Reproducao

Resumo

Os Ophiuroidea (Echinodermata) constituem a classe mais amplamente adaptada e abundante do filo com cerca de 2000 espécies já descritas. São organismos dominantes nas comunidades bênticas e, portanto ecologicamente importantes nestas. Fazem parte da dieta de muitos peixes e crustáceos, além de outros equinodermos. Já vêm sendo utilizados na caracterização de comunidades bênticas, assim como indicadores de alterações ambientais. Porém o estudo destes animais é ainda bastante escasso na costa brasileira, não havendo conhecimento real da diversidade do grupo. Com a finalidade de conhecer a biodiversidade e os recursos potencialmente exploráveis do norte Estado de São Paulo (Ubatuba a São Sebastião), foram implantados os programas INTEGRADO/Subprojeto Bentos "Utilização Racional dos Ecossistemas Costeiros da Região Tropical Brasileira: Estado de São Paulo" e BIOTA/FAPESP-Bentos Marinho "Biodiversidade Bêntica Marinha no Estado de São Paulo". O presente estudo enfoca as propostas básicas destes programas, além de incluir objetivos específicos para o estudo da taxonomia, biologia e conservação dos Ophiuroidea do Estado acima referido. Serão elaboradas descrições com discussões específicas e ilustrações, abordados aspectos reprodutivos da distribuição espacial e temporal das espécies e a importância de variáveis ambientais, como profundidade, temperatura, saliunidade e sedimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, MICHELA; YOKOYAMA, LEONARDO Q.; AMARAL, ANTONIA C. Z.. Gametogenic cycle of Ophioderma januarii, a common Ophiodermatidae (Echinodermata: Ophiuroidea) in southeastern Brazil. Zoologia, v. 26, n. 1, p. 118-126, . (02/04298-0)
MICHELA BORGES; ANTONIA C. Z. AMARAL. Ophiuroidea (Echinodermata): quatro novas ocorrências para o Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, v. 24, n. 4, p. 855-864, . (02/04298-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Michela. Taxonomia, distribuição e biologia reprodutiva de Ophiuroidea (Echinodermata) das regiões Sudeste e Sul do Brasil. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.