Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de diferentes tipos de treinamento sobre a intensidade e o tempo de exaustão a 100% do VO2max

Processo: 01/12328-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Benedito Sérgio Denadai
Beneficiário:Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil

Resumo

A intensidade de exercido associado ao consumo máximo de oxigênio (IVO2max) pode ser definida como sendo a velocidade (corrida ou natação) ou potência (ciclismo estacionário), na qual o VO2max é atingido durante um teste incremental. Associado a este índice é possível destacar o tempo máximo de exercício que pode ser sustentado nessa intensidade (tlim). Vários estudos têm proposto a utilização desses dois índices para a prescrição e controle dos efeitos do treinamento aeróbio, particufarmente do exercício de alta intensidade (acima de 90% do VO2max). Além disso, tem se verificado que o treinamento aeróbio intervalado de alta intensidade, o de força máxima ou o de força explosiva, associados ao treinamento aeróbio submáximo, podem melhorar a IVO2max e a performance aeróbia, sem modificações no VO2max. Contudo, nenhum estudo comparou as possíveis diferenças das adaptações que estes tipos de treinamento podem determinar sobre as respostas fisiológicas e sobre a performance aeróbia. Desta forma, este estudo tem como objetivo determinar e comparar os efeitos de três diferentes programas de treinamento (treinamento de força pura; treinamento de força explosiva e treinamento intervalado intenso) sobre os índices aeróbios submáximos (limiar anaeróbio e economia de movimento) e máximos (VO2max e IVO2max) e sobre os índices anaeróbios (déficit acumulado de oxigênio e tlim), de atletas de endurance altamente treinados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUGLIELMO, Luiz Guilherme Antonacci. Efeitos de diferentes tipos de treinamento sobre a intensidade e o tempo de exaustão a 100% VO2max. 2005. 96 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Biociências Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.