Busca avançada
Ano de início
Entree

Absorção e acúmulo de nitrato por cultivares de alface e mobilidade do íon em solo de textura média

Processo: 00/01161-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Manoel Evaristo Ferreira
Beneficiário:José Ricardo Mantovani
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Lixiviação do solo   Fertilizantes nitrogenados   Qualidade dos alimentos

Resumo

Em casa de vegetação serão realizados um experimento em vasos e outro em colunas de PVC com os objetivos de verificar o efeito da adubação nitrogenada mineral associada a adubação com composto de lixo urbano na produção de alface, no acúmulo de nitrato nas plantas e nas suas perdas por lixiviação. Será empregado em ambos os ensaios um delineamento experimental em blocos ao acaso, com 4 repetições. O ensaio em vasos será conduzido em esquema fatorial (5x5), utilizando-se 5 cultivares de alface e 5 doses de nitrogênio mineral (0, 30, 60, 120 e 240 kg/ha de N). O ensaio em colunas será conduzido também em esquema fatorial (2x4), utilizando-se as cultivares de alface que apresentarem respectivamente o maior e o menor acúmulo de nitrato no ensaio em vasos e 4 níveis de umidade complementar (0, 0,5, 1 e 1,5 vezes o volume de água necessário para o solo atingir 100% da capacidade de retenção de água). Serão avaliados em ambos os ensaios o teor e o acúmulo de N total e de nitrato na parte aérea de alface. Além das determinações em plantas, serão realizadas determinações de nitrato no solo e nos lixiviados que forem obtidos durante a condução do experimento em colunas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANTOVANI, José Ricardo. Absorção e acúmulo de nitrato por cultivares de alface e mobilidade do íon em solo de textura média. 2004. ix, 73 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.