Busca avançada
Ano de início
Entree

Ocupações barrancoides na área de confluência dos rios Negro e Solimões: caracterização crono-estilística da cerâmica e padrões residenciais

Processo: 00/04563-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Pré-histórica
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Abreu Funari
Beneficiário:Denise Maria Cavalcante Gomes
Instituição-sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O presente projeto tem como hipótese inicial a existência de relações históricas entre a área de confluência dos rios Negro e Solimões e o norte da América do Sul, evidenciadas por meio da cerâmica Barrancóide. Em consonância com as atividades do Projeto "Levantamento Arqueológico da Área de Confluência dos Rios Negro e Solimões" (Processo Fapesp 1999/2150-0), ao qual está relacionado, destacamos os seguintes objetivos: 1) Estudo crono-estilístico da cerâmica incisa-modelada dos sítios de toda a área, buscando determinar em que medida a cerâmica se relaciona a outros complexos Barrancóides da América do Sul. 2) Escavação do sítio Cachoeira, visando a compreensão da variabilidade e uso do espaço interno do sítio. 3) A partir do conjunto das informações geradas pelo projeto mais amplo (datações radiocarbônicas; análises paleobotânicas; estudos da formação das terras pretas; determinação do padrão de assentamento), juntamente com os resultados do estudo da cerâmica, pretendemos elaborar um modelo explicativo sobre a ocupação Barrancóide nesta área da Amazônia Central. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALCANTE GOMES, DENISE MARIA. Politics and Ritual in Large Villages in Santarem, Lower Amazon, Brazil. CAMBRIDGE ARCHAEOLOGICAL JOURNAL, v. 27, n. 2, p. 275-293, MAY 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.