Busca avançada
Ano de início
Entree

Lógica categórica com elementos parciais

Processo: 98/16395-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Lógica
Pesquisador responsável:Marcelo Esteban Coniglio
Beneficiário:Luis Augusto Sbardellini
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Feixes   Categorias topológicas

Resumo

O objetivo principal do projeto é, de modo geral, o estudo e a compreensão dos conceitos principais da teoria de modelos em categorias, visando principalmente a estabelecer relações entre os enfoques "clássicos" de Makkai-Reyes e Johnstone e a generalização que utiliza elementos parciais para interpretar as constantes (M.E. Coniglio: "Categorical Logic with Partial Elements", a aparecer em Contemporary Mathematics). Dentre os objetivos específicos podemos mencionar: 1) O desenvolvimento detalhado de exemplos concretos para mostrar as vantagens da nova semântica. 2) A adaptação para esta semântica dos diferentes cálculos lógicos introduzidos por Johnstone, de maneira a obter os correspondentes teoremas de adequação. 3) Estudo das propriedades modelo-teóricas desta semântica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SBARDELLINI, Luis Augusto. Semantica categorial generalizada. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.