Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle postural em idosos: estudo da acurácia de movimentos recíproco-direcionados

Processo: 00/11363-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Marcos Duarte
Beneficiário:Silvana Aparecida Wieczorek
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/03624-5 - Estudo do equilíbrio postural e da marcha de idosos em ambiente terrestre e aquático, AP.JP
Assunto(s):Biomecânica   Controle motor   Movimento (fisiologia)   Envelhecimento da população

Resumo

Dentre as alterações provocadas pelo processo de envelhecimento, pode-se destacar a deterioração dos mecanismos de controle postural, isto é, uma queda no rendimento do controle dos movimentos para manutenção do equilíbrio postural. No controle do movimento, o rendimento em tarefas de movimentos direcionados a um alvo pode ser avaliado pelo estudo da relação entre velocidade e acurácia do movimento. O estudo desta relação tem se focado na questão do tempo de movimento e do seu grau de dificuldade relacionado à amplitude do movimento e à largura do alvo, sendo a lei de Fitts a formulação mais conhecida deste paradigma. O objetivo deste estudo é avaliar a acurácia do sistema de controle postural durante movimentos recíproco-direcionados em idosos mensurando a relação entre velocidade de movimento e acurácia do mesmo utilizando-se tal paradigma. Será avaliado o centro de pressão (CP), isto é o ponto de aplicação da resultante das forças verticais atuando na superfície de suporte que representa um resultado coletivo do sistema de controle postural e da força de gravidade. A medida é efetuada utilizando-se uma plataforma de força. A princípio, avaliaremos 10 adultos idosos (acima de 60 anos de idade) e 10 adultos (aproximadamente 30 anos de idade) (pertencentes ao grupo controle), ambos sedentários e saudáveis. O rendimento do sistema de controle postural será avaliado estudando-se várias larguras e amplitudes dos alvos que delimitarão os movimentos recíproco-direcionados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS‚ S.M.S.F.; WIECZOREK‚ S.A.; MARCHETTI‚ P.H.; DUARTE‚ M. Age-related changes in human postural control of prolonged standing. GAIT & POSTURE, v. 22, n. 4, p. 322-330, 2005.
LATASH‚ M.L.; FERREIRA‚ S.S.; WIECZOREK‚ S.A.; DUARTE‚ M. Movement sway: changes in postural sway during voluntary shifts of the center of pressure. Experimental Brain Research, v. 150, n. 3, p. 314-324, 2003.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WIECZOREK, Silvana Aparecida. Equilíbrio em adultos e idosos: relação entre tempo de movimento e acurácia durante movimentos voluntários na postura em pé . 2003. 83 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.